Programa ERASMUS+


O Programa ERASMUS+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto.

Este projeto entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2014 e destina-se a apoiar as atividades de educação, formação, juventude e desporto em todos os setores da aprendizagem ao longo da vida, incluindo o ensino superior, formação profissional, educação escolar e de adultos, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.


Desde 2015, a nossa Escola investiu neste programa como reforço da dimensão europeia da educação no seu projeto educativo.

Ação Chave 1 Ação Chave 2 Contactos

Ação Chave 1


A Ação Chave 1 assenta na mobilidade individual para fins de aprendizagem. Destina-se a todos os professores e técnicos em trabalho efectivo nas escolas.

A EBIFFD candidatou e viu aprovado o Projecto PAIDEIA, para desenvolvimento das competências dos seus professores, o qual financia, para os anos de 2016/2017 e 2017/2018, 29 mobilidades para professores e técnicos.
Qualquer professor da Escola pode candidatar-se.
Consulte o folheto de divulgação e as perguntas frequentes para obter mais esclarecimentos.

Projeto PAIDEIA - Organigrama

A Escola teve de construir um projeto de desenvolvimento europeu para a sua candidatura à Ação Chave 1, assumindo compromissos de desenvolvimento e de melhoria para os próximos dois anos.
Assim, as mobilidades financiadas destinam-se a executar o plano de desenvolvimento europeu elaborado e contratualizado com a Agência Nacional Erasmus+.

Folheto de Divulgação

Este folheto foi fornecido a todos os professores da Escola, divulgando os princípios básicos do projeto.

Perguntas frequentes

Com o objetivo de responder às questões mais comuns e esclarecer todos os colegas da Escola sobre o Projeto PAIDEIA, foi elaborado este documento e disponibilizado a todos os Departamentos Curriculares da Escola.

Candidaturas


Todos os professores da Escola são elegíveis para as mobilidades financiadas.

Para tal, devem constituir uma equipa de inovação, nos termos aqui descritos, e apresentar a sua candidatura, no link abaixo.

As candidaturas serão apreciadas e avaliadas pela Comissão ERASMUS+ da Escola, de acordo com os critérios já apreciados em Conselho Pedagógico.

Mobilidades


O Projeto Paideia prevê 29 mobilidade individuais, ao longo do ciclo de vida do Projeto, distribuídas da seguinte forma, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Europeu da Escola: 18 mobilidades para Equipas de Inovação, para formações internacionais no âmbito do Ensino de Línguas, Ensino Experimental das Ciências e Articulação Inter-ciclos, abertas a todos os professores da Escola; 2 mobilidades para formação em Orientação Pedagógica e Vocacional, atribuídas aos técnicos do Serviço de Psicologia e Orientação da Escola; 4 mobilidades para formação em Liderança, atribuídas ao Conselho Executivo; e 5 mobilidades para formação em Avaliação, atribuídas à Comissão de Avaliação da Escola.

Relatórios


As regras do Programa Erasmus+ prevêem a elaboração de dois relatórios, a submeter à Agência Nacional, para monitorização e avaliação da implementação e execução do Projeto: o Relatório Intercalar, submetido a meio do ciclo de vida do projeto, e o Relatório de Avaliação Final, submetido no fim do ciclo de vida do Projeto que reporta todas as atividades desenvolvidas no período de execução do Projeto. Internamente, o Projeto PAIDEIA prevê a realização de três relatórios de avaliação próprios, destinados a apreciar a situação inicial da Unidade Orgânica, antes da implementação do Projeto, durante e após a execução do mesmo.

CONTACTOS


Luis Maciel Silva

917 254 428

lmaciel967@hotmail.com

Catarina Amaral

927 750 073

catarina.ics@gmail.com

Ilídia Bettencourt

966 056 259

ilidiabet@gmail.com