22 Dez 2017

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro, na nossa Escola celebrou-se este dia na passada segunda-feira, dia 4 de dezembro onde foram dinamizadas várias atividades pelo Núcleo de Educação Especial em cooperação com o Serviço de Psicologia e Orientação. Ao longo do dia houve atividades em ambas as escolas, onde previamente tivera sido convidada toda a comunidade educativa a participar.

Como convidadas tivemos a Treinadora Ana Paula Costa e a atleta Ana Margarida Filipe que, calorosamente vieram prestar o seu testemunho acerca do desporto adaptado. Foram apresentadas belíssimas imagens e vídeos dos treinos e da participação dos atletas da Selecção Nacional de Atletismo, bem como de competições e dos Jogos Paralímpicos de 2016. A atleta Ana Margarida Filipe já conquistou 20 medalhas em competições internacionais, sendo 5 de bronze, 5 de prata e umas impressionantes 10 de ouro. Bateu recordes, representou a Seleção Nacional, foi campeã europeia, participou em diversas provas em países estrangeiros, entre elas: O Campeonato da Europa, Mundial IPC, Mundial de Juniores, Campeonato do Mundo de Pistas Cobertas INAS, Global Enes e foi a primeira açoriana a participar nos Jogos Paralímpicos.

Deste modo, deu-se a conhecer à comunidade educativa não só a importância da prática do desporto nas pessoas com deficiência, a valorizar as suas potencialidades e a reconhecer o sucesso alcançado, bem como a possibilidade de criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, onde haja uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.