14 Nov 2018

eTwinning

 

O eTwinning surgiu em 2005 integrado na ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia. Em 2007 integrou o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Life Long Learning) e, desde então, não tem parado de crescer.

O eTwinning tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

A ação eTwinning foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos. Pretende-se promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.
Pode definir-se eTwinning como uma associação a longo prazo de no mínimo duas escolas de dois países europeus, que utiliza as TIC para desenvolver em conjunto uma atividade pedagógica relevante. Pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais, dois bibliotecários ou dois coordenadores. A visão eTwinning prevê associações educativas em que os diferentes atores educativos (professores, órgãos diretivos e alunos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis. O objetivo é que as escolas geminadas interajam por um longo período de tempo. Poder-se-á chegar a trabalhar uma gama ampla de disciplinas e temas do currículo. É, portanto, um trabalho que implica um forte compromisso das e entre as partes envolvidas.

A ação é dirigida a todas as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, às quais é lançado o desafio de elaborar projetos que envolvam alunos e professores e também órgãos executivos/direções. A finalidade é promover a participação de um número  alargado e crescente de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, no âmbito de todas as áreas curriculares.

O eTwinning na Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond teve início em 2015, mas foi em 2016 que teve uma forte impulsão com a criação de uma oficina de formação sobre este tema e que envolveu vários professores. Através desta oficina foram desenvolvidos cerca de uma dezena de projetos, sendo que metade destes tiveram como fundadores professores desta escola, três projetos foram reconhecidos com Selo Nacional de Qualidade e dois deles com Selo Europeu. Verificou-se um forte envolvimento e motivação dos alunos neste tipo de projeto.

Foi com orgulho que a nossa escola, este ano letivo (2017-2018), acolheu a cerimónia de apresentação dos projetos de eTwinning desenvolvidos pelas escolas da ilha Terceira e a entrega de prémios aos projetos agraciados com Selo Europeu.

Os docentes também participaram em vários eventos educativos online na página do eTwinning.

Link página oficial:

https://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm