14 Jun 2019

Participação da UO no Campeonato Ibérico SuperTmatik – Inglês do 1.º ciclo

Tomé Silveira, 3.º ano, Turma 9 – 3.º lugar na final do Campeonato ibérico SuperTmatik

 

A final do Campeonato ibérico SuperTmatik realizou-se nos dias 20 e 22 de maio, em período de aula da disciplina de inglês do 1.º ciclo. Tendo 5698 participantes do 3.º ano e 8316 do 4.º ano, as classificações dos alunos da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond foram as seguintes:

 

3º ano, turma 4:   Gonçalo Sousa, 13.º lugar;

                               Simão Godinho, 23.º lugar;

                               Pedro Valentim, 48.º lugar;

 

3º ano, turma 9:   Tomé Silveira, 3.º lugar;

                               Lara Ribeiro, 30.º lugar;

                               Leonor Silva, 62.º lugar;

 

4º ano, turma 11: Rodrigo Raposo, 33.º lugar;

                               André Pacheco, 74.º lugar;

                               Rodrigo Fortuna, 108.º lugar.

 

Ao aluno Tomé Silveira serão, igualmente, atribuídos prémios pela organização do Campeonato ibérico, visto ter conquistado um lugar de destaque na competição, ou seja, um 3º lugar.

A participação nesta iniciativa começou pela implementação dos campeonatos intraturmas, que consistiram em eliminatórias disputadas entre alunos da mesma turma, para apuramento dos 3 primeiros classifi­cados por turma. Esta fase eliminatória foi realizada durante as aulas de Inglês, sem prejuízo do cumprimento da planificação da disciplina, exigindo da minha parte um grande esforço na gestão do tempo de aula. Finalizada esta etapa, ficaram apurados 9 alunos, 3 por turma, para a Grande Final Online do Campeonato SuperTmatik. O grande entusiasmo e empenho que os alunos mostraram durante a participação nas provas do campeonato intraturma levam-me a concluir que este foi, sem dúvida, um fator fundamental na motivação dos alunos pela aprendizagem da Língua Estrangeira, em particular pelo domínio do seu vocabulário.

Por iniciativa própria, contemplei os nove alunos apurados com um certificado, com a indicação da classificação obtida na prova intraturma, e 3 pequenos prémios (régua/escantilhão, lápis/caneta e autocolantes).

Os discentes finalistas de cada uma das turmas foram inscritos na final do Campeonato SuperTmatik a nível ibérico e, ainda durante as aulas, efetuaram-se diversas sessões de treino online, na plataforma SuperTmatik destinada para o efeito, para que os alunos pudessem melhorar o seu desempenho. Sempre com o meu apoio, redobrando os esforços para poder continuar a acompanhar os alunos não finalistas no desenvolvimento das atividades propostas, os finalistas realizaram estas sessões de treino para a grande final com grande dedicação e vontade de melhorar jogo após jogo.

 

Solange Duarte

Docente de Inglês do 1.º ciclo